terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Violência Doméstica

A Violência Doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente. Predominantemente ocorre com o agressor a pertencer ao sexo masculino e a vítima ao sexo feminino, no entanto, também também há casos em que ocorre o contrário. Esta causa deve ser tomada em conta por dois motivos essenciais, entre outros: em primeiro lugar, devido ao sofrimento (muitas vezes escondido) que vivem as vitimas. Em segundo lugar, porque a violência domestica, incluindo o abuso sexual, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.


Violência Psicológica


Tipo de violência doméstica caracterizada por humilhar, descriminar, rejeitar a vítima, de forma a despertar na vítima desgosto, sentimento de inferioridade em relação ao agressor, de modo que esta perca até vontade de viver. Este tipo de violência, para além de vitimar mulheres e homens no geral, vítima especialmente crianças, no sentido de que estas possuem menos reforços, capacidades para se defenderem e protegerem. A escola pode ser um lugar propício para este tipo de violência ocorrer. Professores, colegas e até mesmo o sistema escolar podem ser os causadores destas situações de constrangimento.

Violência Física


A violência física corresponde ao tipo mais agressivo de violência. Trata-se de um meio frequente de violência doméstica. Inclui o uso agressivo de murros, chapadas, pontapés e até mesmo de objectos, que por vezes em actos de violação. Em casos muito graves, ou extremos, podem levar ao assassinato da vítima.
O que muitas vezes leva a este tipo de agressões são o excesso de álcool, por vezes do estado de embriaguês, que leva o homem à violência extrema. Com medo de represálias ou desculpabilizando o agressor que lhe pede perdão, a vítima vai suportar as agressões que sofre e vai se manter calada. O que é grave, pois mais tarde ou mais cedo o agressor vai voltar a atacar, quebrando assim a promessa feita. Este ciclo vai se manter e repetir-se até ao dia em que a vítima perder o medo, ganhar coragem e denunciar o seu agressor.

Violência Verbal


Este tipo de violência é indissociável com a violência física e psicológica.
As agressões verbais são o meio mais usado pelas mulheres devido à sua menor força física numa tentativa de responder ao seu agressor. São utilizadas também como forma de tentar descobrir versões de histórias que podem estar omitidas, ou então mesmo, que nunca se passaram. Por exemplo, são vulgares expressõe
s como: “Tu andas-me a enganar” “Eu vi-te sair do carro de outra mulher, confessa”.
Seja qual for o tipo de violência, vão contra todos os princípios éticos, seja esta moral, verbal ou física e, sublinhando o que diz Isaac Asimov, na sua obra "Fundação": "A violência é o último recurso do incompetente."


Sem comentários: